Internet Fibra Óptica: O que é e como funciona?

Entende-se por internet via fibra óptica aquele sistema que faz uso de fibras ópticas para transmitir dados entre diversos dispositivos. Como a fibra permite a transmissão de informações até a velocidade da luz, o que limita a entender-se por internet via fibra óptica aquele sistema que faz uso de fibras ópticas para transmitir dados entre diversos dispositivos. Como a fibra permite a transmissão de informações até a velocidade da luz, o que limita a sua internet são os equipamentos instalados na sua casa e no provedor, ou seja, nas duas pontas da conexão.
Para que as velocidades prometidas sejam atingidas é necessário que tanto o roteador que fica na sua casa, quanto os equipamentos do Data Center do provedor sejam compatíveis com a banda desejada, em outras palavras, que os equipamentos consigam processar a informação na velocidade desejada (100 Mbps, 200 Mbps, 300 Mbps, 1 Gbps…)


Outro fator que poderá influenciar a velocidade da sua internet é o dispositivo usado para se conectar a ela. Por mais que o roteador ofertado pelo seu provedor atinja uma velocidade de 1 Gbps, se a placa de rede do dispositivo que você estiver usando for limitada a 100 Mbps, será essa velocidade que você conseguirá medir através desse dispositivo.


Em geral, computadores possuem uma capacidade de velocidade de transmissão maior para conexões via cabo ethernet do que via wifi. Preste atenção nesse detalhe quando for comprar seus dispositivos para que você consiga o desempenho desejado.


Outro fator relevante na hora da contratação de uma internet via fibra óptica é saber se trata-se de uma rede FTTH (do inglês: Fiber To The home). Nesse tipo de rede o cabo de fibra óptica chega até a sua casa e conecta-se diretamente na ONU ou roteador. Então se na sua casa está chegando um fibra, tenha certeza que seu internet é fibra óptica, caso contrário, mesmo que seja “apenas do poste até o seu roteador”, sua internet não pode mais ser considerada via fibra óptica, pois qualquer outro meio de transmissão que não seja a fibra implicará em perdas de sinal mais significativas, o que poderá alterar a qualidade do sinal que chega até você.